(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Osteofitose: saiba o que é e como tratá-la

Osteofitose: saiba o que é e como tratá-la

Os osteófitos são formações ósseas que desenvolvem-se no encontro dos ossos, ou seja, nas articulações. Algumas pessoas conhecem esta condição pelo termo “Bico de Papagaio”, devido seu formato angular, similar ao bico da ave, mas como esta nomenclatura é mais associada a deformação na coluna vertebral e lombar, muitos já associam o problema – quando no joelho – ao seu termo técnico: Osteofitose.

Ambos os termos se referem à artrose, devido à degeneração das cartilagens do joelho. Em estágio avançado, a osteofitose causa grande incômodo e perda de mobilidade. O surgimento dessas formações ósseas são uma tentativa do organismo  em manter as articulações bem apoiadas. Essas formações excedentes a estrutura natural da articulação pode acarretar em uma série de sintomas.

Sintomas

Por ter uma formação lenta e gradual, a osteofitose nos joelhos provoca sintomas a longo prazo. Em estágio mais avançado a doença tende a provocar dores e dificuldades na extensão e flexão da perna.

Atividades corriqueiras como caminhar, subir escadas e sair do carro são comprometidas, e claro a prática de exercícios físicos também torna-se mais difícil devido a limitação dos movimentos.

Diagnóstico

Como em toda patologia, o diagnóstico precoce pode evitar problemas maiores. No caso da osteofitose, se o paciente praticar atividades físicas intensas, tende a provocar danos desnecessários a outras estruturas do joelho. 

Por meio uma avaliação minuciosa do médico ortopedista, muitas vezes com o recurso de exames como: raio X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética pode-se verificar a estrutura óssea, articulações e a comprovação da existência de formações ósseas.

Tratamento 

Como a intensidade dos quadros de osteofitose acontece com o decorrer dos anos, o tratamento inicial é referente a técnicas paliativas.  Medicamentos analgesicos e antiflamatitios para diminuiçao da dor geralmente são recomendados pelo médico ortopedista. 

A fisioterapia é uma aliada poderosa ao atuar na preservação dos movimentos do joelho e na estabilização de suas estruturas. Outra contribuição valiosa do fisioterapeuta é na reeducação postural do indivíduo ao orientá-lo maneira menos nocivas ao realizar suas atividades ergonométricas.  

Leia também: Conheça os problemas comuns no joelho dos idosos

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp