(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Artrose de joelho: causas, sintomas e tratamento

Artrose de joelho: causas, sintomas e tratamento

Artrose é o nome dado a um processo de degeneração da cartilagem articular, que acontece de forma associada ao aparecimento de lesões nas estruturas ósseas.

Também chamada de osteoartrite, essa doença articular é bastante comum. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70% a 80% das pessoas acima de 60 anos de idade sofrem com o problema no mundo todo.

O joelho é uma das articulações mais atingidas pela artrose, devido a fatores como excesso de peso, impactos repetitivos (como no esporte), traumas repentinos e hereditariedade, entre outros.

O mais comum é que o problema surja a partir dos 45 anos, sendo que as mulheres costumam ser mais atingidas que os homens. A evolução da doença é lenta e piora com a idade. Os sintomas da artrose no joelho incluem:

  • crepitação;
  •  dor;
  • inchaço;
  • rigidez e dificuldade de movimentação, entre outros incômodos.

Uma vez que a artrose não tem cura, o tratamento será orientado para amenizar os sintomas e evitar a progressão da doença. Dessa forma, é possível preservar a funcionalidade do joelho e promover a qualidade de vida do paciente.

Tratamento da artrose: uma combinação de cuidados.

O uso de remédios com ação anti-inflamatória combinado com a fisioterapia constitui a base do tratamento conservador da artrose de joelho. Em alguns casos, pode ser recomendada a prática de atividades físicas como natação, hidroginástica, pilates ou musculação. 

A intervenção será adequada para as necessidades de cada paciente, sempre visando o alívio da dor e à promoção da estabilidade articular. 

Quando o tratamento conservador não tem sucesso no controle da progressão da doença, pode ser necessária a abordagem cirúrgica. Nesse caso, seja qual for a técnica definida, os pacientes evoluem com boa melhora clínica e funcional.

Na existência de um quadro prolongado de sintomas como dor, inchaço e crepitação, vale a pena procurar um ortopedista especialista em joelho para avaliar a situação. Quanto antes a artrose for identificada, melhores serão os resultados do tratamento. 

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp