(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Conheça os problemas comuns no joelho dos idosos

Conheça os problemas comuns no joelho dos idosos

No dia a dia de um centro especializado em ortopedia, boa parte dos pacientes atendidos são pessoas mais velhas. Nesse contexto, os problemas comuns no joelho dos idosos estão entre os principais motivos que levam essa parcela da população a procurar atendimento médico.

O processo natural de envelhecimento leva ao surgimento de enfermidades que afetam a anatomia e a funcionalidade do joelho, desencadeando mudanças na qualidade de vida dos idosos. Além disso, doenças sistêmicas, como diabetes ou gota, também podem acarretar prejuízos para a articulação.

Continue a leitura deste artigo para conhecer os problemas mais comuns no joelho dos idosos, com destaque para os seus sintomas.

Tendinite patelar

A tendinite corresponde à inflamação dos tendões em qualquer região do corpo. No joelho do idoso, a forma mais comum de tendinite é a patelar, que acomete o tendão que liga a patela à tíbia.

O paciente queixa-se de dor na região anterior do joelho, e pode sentir dificuldade para movimentar a articulação especialmente ao acordar. O inchaço também pode ser um sintoma presente.

Artrite

Artrite é o nome dado ao processo inflamatório das articulações, que se manifesta em tipos diferentes (artrite reumatóide, osteoartrite ou artrite pós-traumática, por exemplo).

No joelho do idoso, a artrite costuma se apresentar com dor, inchaço, vermelhidão e sensação de calor, limitando significativamente os movimentos, seja na locomoção ou para sentar e levantar.

Artrose

A artrose, ou osteoartrite, é uma doença articular que resulta do desgaste da cartilagem combinado a alterações nas estruturas ósseas, sendo o joelho uma das articulações mais atingidas.

A artrose acomete principalmente pessoas acima dos 45 anos e sua ocorrência segue aumentando com a idade. Os principais sintomas da artrose são crepitação, dor, dificuldade de movimentação e inchaço.

Quanto antes a patologia do joelho for diagnosticada e seu tratamento for iniciado, mais tranquilo será esse processo, tornando possível preservar a qualidade de vida do idoso e evitar problemas associados ao adoecimento do joelho, como as quedas e o sedentarismo.

Por isso, quando surgirem sintomas relacionados a qualquer um dos problemas mais comuns no joelho dos idosos, é fundamental não perder tempo e procurar o consultório do ortopedista.

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp