(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online

Antes de qualquer cirurgia, o paciente deve se submeter a todos os exames clínicos e laboratoriais prévios, tais como o exame de sangue e o risco cirúrgico, esse feito pelo médico cardiologista.

Os cuidados pré-cirúrgicos também incluem a consulta com o médico anestesiologista, para abordar as questões relativas à sedação e anestesia. Nesse sentido, todos os medicamentos em uso devem ser informados pelo paciente.

Também é preciso tomar conhecimento do conteúdo e assinar o Termo de Ciência e Consentimento Livre Esclarecido (TCLE), para que seja possível preservar legalmente tanto os médicos quanto os pacientes.

Os cuidados para reduzir o risco de infecções completam o processo de preparo pré-cirúrgico. Nos três dias que antecedem a cirurgia, o paciente deve usar, no banho, o antisséptico tópico clorexidina 2% (conhecido no mercado como Riohex 2%). Em cirurgias de artroplastia, próteses, o uso de medicação antibiótica nasal é ainda necessária, mupirocina, devendo ser aplicada a cada 12 horas apenas na parte cutânea do nariz. 

Dessa forma, é possível eliminar bactérias e outros micro-organismos que colonizam a pele. O último banho será tomado no dia do procedimento cirúrgico.

Quanto ao período de jejum no pré-operatório das cirurgias de joelho, a recomendação geral é que ele seja de oito horas. A hidratação com água e bebidas isotônicas pode ser mantida por até quatro horas antes da intervenção cirúrgica.

Por fim, o paciente deve lembrar de levar consigo no dia da cirurgia as imagens e os resultados de todos os exames realizados, incluindo o risco cirúrgico, além do TCLE.

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp