(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online

A fase de reabilitação depois da cirurgia de joelho é fundamental para a recuperação da funcionalidade da articulação e a conquista do retorno mais rápido possível às atividades diárias.

Antigamente, o pós-operatório era um período marcado por imobilização prolongada. No entanto, a evolução dos conceitos em ortopedia possibilitou a revisão das práticas, fazendo cair por terra a ideia de que é preciso repouso absoluto para a recuperação dos ligamentos, tendões, estruturas ósseas e demais componentes do joelho.

Hoje, parte-se do princípio de que a mobilização progressiva favorece a cicatrização tecidual. Assim, tão logo o paciente seja liberado pela equipe médica, terá início o programa de reabilitação, tendo como objetivos a restauração da mobilidade articular, a diminuição da dor e do inchaço e a prevenção de novas lesões, entre outros fatores.

A definição da estratégia de reabilitação leva em conta questões como a severidade do problema no joelho, o tipo de cirurgia realizada e a idade do paciente e seu estilo de vida. O processo pode incluir crioterapia, termoterapia, liberação miofascial,  mobilização passiva e ativa e exercícios de fortalecimento muscular, entre outros recursos terapêuticos.

É importante lembrar que a reabilitação não só é parte do período pós-operatório como também faz parte do tratamento conservador.

Seja qual for a realidade do paciente, o sucesso da sua recuperação depende, em grande parte, da adesão ao programa de reabilitação proposto.

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp