(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online

Abaixo alguns questionamentos comuns, lembrando que em caso de qualquer necessidade procure sempre pessoalmente seu médico.

* Art. 37. É vedado ao MÉDICO prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência ou emergência e impossibilidade comprovada de realizá-lo, devendo, nessas circunstâncias, fazê-lo imediatamente após cessar o impedimento.

* Em caso de urgências procurar atendimento IMEDIATO no pronto atendimento (atendimento 24h) para avaliação Médica.

A dor no joelho pode ser provocada por diversos fatores como inflamações, desgastes de articulações, degeneração própria do processo envelhecimento e excesso de carga na região. Recomendamos que procure um ortopedista especializado no joelho para investigar as possíveis causas.

Procure um especialista quando o joelho começar a falhar e não suportar o próprio peso, tiver dor intensa em repouso, joelho travando, tiver inchaço acompanhado de febre e vermelhidão na região, a dor persistente, mais de 3 dias consecutivos com comprometimento das tarefas rotineiras. 

Depende. É comum que as articulações do corpo estalem. Isso pode ocorrer por causa do atrito do músculo com as fáscias. Mas se esse sintoma estiver associado com dor é possível sim que exista algum outro problema associado.

Depende. A cirurgias mais simples têm uma recuperação mais rápida. E a volta ao trabalho poderá ser liberada pelo cirurgião em poucas semanas após o procedimento. O tipo de atividade laboral desenvolvida pelo paciente também influencia nesse prazo do retorno.

Você pode proteger seus joelhos sim. Evite sobrecarregar as articulações pegando objetos pesados, atividade física é fundamental para manter a saúde das articulações. Inclusive, a obesidade é fator de risco para o desgaste. 

Depende. Vai variar conforme o tipo e extensão da lesão. Quem vai definir isso é ortopedista.

Sim é comum. Geralmente, durante o procedimento da artroscopia é usado um garrote na coxa para evitar sangramento.  Mas esse sintoma tende a sumir em poucos dias. Mas sempre importante conversar com seu médio para afastar anormalidade maior.

O encurtamento de tendão pode ser causado por diversos fatores como uso frequente de salto alto, ficar longas horas em pé ou sentado, tratamentos que imobilizem os membros, dentre outros. O tratamento normalmente consiste em atividade física regular, sessões de alongamento e fisioterapia.

O prazo para voltar a andar depende do tempo de recuperação e cicatrização de cada paciente. O ortopedista que operou avalia de forma individual o paciente e é o profissional capacitado para dar essa liberação. 

Os sintomas podem variar de acordo com o ligamento rompido e a extensão da lesão. No geral, assim que o trauma acontece, há muita dor e inchaço. Com o passar dos dias, a locomoção fica cada vez mais dificultada. Dentro de duas ou três semanas, a dor e o inchaço diminuem e surge a sensação de que o joelho saiu do lugar, sendo esse o principal sintoma do rompimento de ligamento.

A artroscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo destinado ao diagnóstico e tratamento de problemas articulares. Os riscos da artroscopia são relativamente baixos. Como em qualquer cirurgia, pode haver hemorragia, lesão em estruturas adjacentes, reações alérgicas à anestesia e infecções.

A partir do momento que a dor e a incapacidade funcional decorrentes da artrose não podem ser administradas com o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, a cirurgia passa a ser considerada como opção terapêutica. O grau de desequilíbrio mecânico interno e o desalinhamento progressivo do joelho reforçam essa indicação.

A torção de joelho pode acontecer quando o pé fica preso ao chão e o joelho gira, andando pela rua ou durante uma partida esportiva. Se isso acontecer, o mais indicado é fazer compressas geladas (três vezes ao dia por vinte minutos) e permanecer em repouso. Se a dor e o inchaço não diminuírem dentro de três dias, é preciso procurar atendimento médico especializado.

Qualquer pessoa pode ter artrose no joelho, independentemente da idade. As mulheres têm mais chance que os homens. Fatores como obesidade, sedentarismo e fraqueza muscular aumentam os riscos do problema aparecer. Pessoas que foram submetidas a tratamentos cirúrgicos em lesões de ligamento ou menisco também estão mais sujeitas à artrose.

Nem sempre. Dependendo da extensão da lesão nos ligamentos ou meniscos, o tratamento conservador, baseado no uso de medicamentos e no programa fisioterápico para reabilitação pode ser a opção terapêutica mais indicada. Outros fatores que influenciam essa escolha são a idade e o estilo de vida do paciente.

Artroplastia é a cirurgia para substituição de uma articulação comprometida por uma prótese. Se houver indicação absoluta para a colocação de prótese no joelho e a cirurgia não for realizada, a perda da capacidade funcional será agravada progressivamente. Isso pode levar a complicações maiores em todo o membro inferior.

Não existe possibilidade de rejeição do organismo à prótese de joelho. A crença na rejeição se dá pela confusão com duas complicações possíveis depois da artroplastia: infecção e soltura. Nenhuma delas indica que a prótese foi rejeitada.

A duração da cirurgia dependerá de fatores como a extensão da lesão e o tipo de procedimento realizado. Em média, é comum que a intervenção cirurgia leve de 30 a 90 minutos para ser finalizada.

A dor que se torna mais intensa de forma progressiva é o primeiro sintoma da artrose. O excesso de peso é um fator que agrava o sintoma, assim como  subir e descer escadas e praticar atividades físicas. Outros sintomas são inchaço, dificuldade de movimentação e rigidez articular.

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp