(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online

Dos ligamentos que oferecem estabilidade ao joelho, conectando os ossos uns aos outros, quatro são mais importantes: ligamento cruzado anterior (LCA), ligamento cruzado posterior (LCP), ligamento colateral medial (LCM) e ligamento colateral lateral (LCL).

Quando movimentos de tração ou rotação forçam os ligamentos de forma anormal e exagerada, eles podem sofrer desde entorses sem perda da estabilidade até rupturas totais que comprometem totalmente a funcionalidade do joelho.

Sendo assim, qualquer pessoa pode sofrer lesões dos ligamentos do joelho causadas por acidente automobilístico, queda da própria altura ou patologias como a artrose. Atletas profissionais e pessoas que praticam esportes de alto impacto estão mais sujeitos ao problema.

Quando ocorre a lesão, é comum o paciente relatar que ouviu um estalo ou que sentiu o joelho saindo do lugar. Na fase aguda, a dor é intensa e acompanhada de inchaço e limitação de movimentos. 

Dependendo do ligamento atingido, pode haver derramamento articular, conhecido popularmente como água no joelho.

O tratamento será feito de acordo com o ligamento afetado, a intensidade do acometimento e o estilo de vida do paciente, podendo ser conservador ou cirúrgico. 

Para isso, o diagnóstico diferencial é feito de forma minuciosa, para esclarecer o tipo de lesão e descartar problemas semelhantes, como a ruptura de menisco.

Lesão do Ligamento
Cruzado Anterior

Lesão do Ligamento
Cruzado Posterior

Lesão do Ligamento
Colateral Medial

Lesão do Ligamento
Colateral Lateral

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp