(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Laserterapia para tratamento de osteoartrite

Laserterapia para tratamento de osteoartrite

A osteoartrite ou artrose é uma doença articular degenerativa com grande incidência em indivíduos com mais de 45 anos de idade. A patologia não tem cura e o seu tratamento tem como objetivo aliviar os sintomas, retardar a progressão da doença e preservar a funcionalidade da articulação. Uma das opções terapêuticas para a osteoartrite que vem sendo alvo de estudos recentemente é a laserterapia. 

A laserterapia consiste na aplicação de laser de baixa potência nas estruturas acometidas pela osteoartrite. A finalidade desse procedimento é a analgesia das dores e a melhora do movimento articular.

O laser é um instrumento utilizado com grande eficiência pela medicina em vários segmentos da área da saúde tanto no diagnóstico quanto em terapias. Atribui-se a funcionalidade desse mecanismo de frequências de baixa energia não térmicas que emprega interação ou absorção energética e não o aquecimento dos tecidos das estruturas.

Efeitos do laser na articulação

Os efeitos terapêuticos primários e secundários provocados pela radiação do laser nas articulações, em especial nos joelhos, podem ser a redução de edemas e dores, inflamação e ação cicatrizante.

A analgesia promovida por esse método deve-se ao processo anti inflamatório causado pelas correntes elétricas que estimulam a liberação do hormônio β-endorfina, com isso, a diminuição ao estímulo de receptores e substâncias dolorosas e ao equilíbrio energético na região.

Como a osteoartrite é uma patologia que causa degeneração do tecido cartilaginoso da articulação, outros possíveis benefícios da laserterapia nessa situação, são referentes à cicatrização desse tecido por meio do estímulo à microcirculação e a formação de novos vasos.

A laserterapia é uma possibilidade terapêutica de fácil execução e pode proporcionar benefícios significativos no tratamento da osteoartrite.

Lembrando que as terapêuticas são prescritas de acordo com o quadro clínico e as particularidades de cada paciente. O médico especialista é responsável pelas indicações e contra indicações dos tratamentos pertinentes.  

Leia também:

Tomar colágeno ajuda a prevenir artrose?

Como viver bem com o envelhecimento das articulações?

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp