(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Passo a passo da artroplastia do joelho?

Passo a passo da artroplastia do joelho?

Artroplastia é uma cirurgia que visa substituir uma articulação comprometida por uma prótese feita com componentes plásticos e metálicos. Essa cirurgia é indicada para casos avançados de artrose ou outras doenças degenerativas, na qual outros tratamentos não obtiveram sucesso. 

A Artroplastia atualmente é feita por meio de guias robóticos. Essa abordagem é extremamente vantajosa na substituição de articulações, evidenciando bons resultados e uma recuperação mais rápida.

Devolver a qualidade de vida ao paciente e a mobilidade sem dores em atividades comuns como caminhar, subir e descer escadas, sentar e levantar são os grandes benefícios da Artroplastia. 

Pré-operatório

A artroplastia nos joelhos exige que o paciente tenha um fortalecimento muscular anterior à cirurgia, justamente para evitar a atrofia e diminuir o tempo de recuperação.

Um planejamento doméstico, incluindo a preparação do ambiente e a acessibilidade para a circulação do paciente e os acessórios necessários, como muletas ou cadeira de rodas devem ser providenciados nesse período. 

Cirurgia 

1- No processo cirúrgico da artroplastia, as extremidades do fêmur, tíbia e patela onde a cartilagem desgastou-se são ressecadas e preparadas para receber os implantes.  

2- Guias especiais por meio de  navegação robótica são utilizadas para que os implantes sejam colocados na posição ideal, alinhados com os eixos de carga do membro inferior.

3- Esses implantes são: um componente femural, um componente tibial, um componente patelar. Entre os componentes femoral e tibial é colocado um espaçador de polietileno que faz a adaptação entre eles.

4- Os implantes da prótese de joelho costumam ser fixados com cimento ósseo, no entanto existem componentes que são porosos e podem ser fixados sem o uso do cimento ósseo.  

Pós- operatório

Protocolos de analgesia e anti inflamatórios são seguidos antes e depois da cirurgia. Em seguida começa o processo de reabilitação, na maioria das vezes no mesmo dia do ato cirúrgico. Esses exercícios fisioterápicos tem como objetivo fortalecer a perna e recuperar os movimentos do joelho. 

O sucesso da cirurgia de artroplastia dependerá dos procedimentos adequados nas semanas seguintes, entre eles, cuidados com assepsia do ferimento, dieta equilibrada e a realização dos exercícios recomendados pelo fisioterapeuta. 

É comum no período de 3 a 6 semanas um pouco de dor na realização das atividades cotidianas, que devem ser retomadas gradualmente de acordo com as orientações da equipe médica e de reabilitação.  

O período de recuperação e reabilitação depois da cirurgia costuma durar cerca de 16 semanas, podendo variar de um paciente para outro dependendo de fatores como morbidades associadas e estilo de vida.

Resultado 

A melhora dos movimentos do joelho e a qualidade de vida do paciente é uma meta da artroplastia total do joelho.

Os movimentos da prótese depois da cirurgia podem ser previstos pela amplitude de movimento do seu joelho antes da cirurgia. Grande parte dos pacientes recupera a capacidade de estender o joelho completamente, flexionar o joelho o suficiente para subir escadas e para entrar e sair do carro.

Leia mais:

Fraqueza nos joelhos: o que pode ser?

Fortaleça a musculatura do seu joelho

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp