(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Como viver bem com envelhecimento das articulações?

Como viver bem com envelhecimento das articulações?

As mudanças no corpo humano causadas pelo envelhecimento são inevitáveis. Porém, os avanços da medicina e da ciência atrelados aos bons hábitos ao longo de toda a vida têm permitido envelhecer desfrutando de saúde.

Com o passar do tempo, o corpo tende a perder força e massa muscular. Esse processo, além de interferir na agilidade e equilíbrio também pode prejudicar as articulações que, por sua vez, também já sofrem transformações ocasionadas pelo envelhecimento. Nesse processo, os exercícios físicos são fundamentais para o fortalecimento muscular e a manutenção da saúde óssea.   

O desgaste dos anos de movimento faz com que as cartilagens que revestem as articulações fiquem mais finas. Com isso, as superfícies das articulações tendem a perder a capacidade de deslizar sobre as outras, fato que as torna mais suscetíveis a lesões. Esses atritos e lesões contínuas nas cartilagens podem levar à osteoartrite, uma das patologias mais comuns na velhice. 

Os reflexos da idade também são sentidos pelos ligamentos e tendões que unem as articulações, músculos e ossos. Os ligamentos e tendões tornam-se menos elásticos e, com isso, as articulações, entre elas, o joelho, ficam mais apertadas e rígidas. Nessa faixa etária,  os ligamentos e tendões podem se romper com mais facilidade e sua recuperação é bem mais lenta, devido ao envelhecimento celular. 

Atividades Físicas para idosos

A prática de exercícios físicos durante toda a vida, aliada a outros bons hábitos de vida pode levar um indivíduo a ter uma velhice saudável e funcional.

Algumas atividades físicas são recomendadas para idosos por apresentar mais benefícios para essa faixa etária. Lembrando que todas as atividades físicas devem ter recomendação médica e algumas acompanhamento profissional.

Caminhada

Esse exercício de fácil realização ajuda a prevenir problemas como obesidade, melhora a circulação sanguínea, capacidade cardíaca e pressão arterial. Outro benefício notável da caminhada é o fortalecimento dos ossos e articulações.

Musculação

A musculação acompanhada de exercícios aeróbicos ajuda a aumentar a força muscular e o desempenho físico como um todo. Ela contribui para o alívio de dores crônicas como a artrite e previne o avanço de limitações funcionais. O treino de musculação deve ser adaptado à condição física do indivíduo e o acompanhamento de um profissional é fundamental, em especial no caso de idosos.

Alongamento

Uma possibilidade de exercício simples e eficaz para a melhoria da capacidade funcional e qualidade de vida dos idosos são os alongamentos. O método Pilates, técnica que contribui para a flexibilidade, equilíbrio e fortalecimento da musculatura é também uma importante alternativa. Os alongamentos podem ser realizados em casa ou em um estúdio com aparelhos específicos. Os exercícios devem ser assistidos por um profissional.

Atividades aquáticas

A natação e a hidroginástica proporcionam melhora na atividade cardiorrespiratória e fortalecimento muscular. Por ser realizada dentro da água, esses exercícios são perfeitos para reduzir impactos e estresse nas articulações. Ideal para quem sente dores no joelho. Converse com seu médico.   

Leia também:

Conheça os problemas comuns no joelho dos idosos

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp