(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Defeito de cartilagem: conheça mais sobre esta lesão

Defeito de cartilagem: conheça mais sobre esta lesão

A cartilagem do joelho é o tecido que recobre a superfície dos ossos, funcionando como um grande amortecedor que absorve o impacto e o distribui de forma uniforme. Este mecanismo evita o excesso de pressão concentrado em um único ponto da articulação.

O defeito de cartilagem, ou defeito condral, é uma lesão comum que afeta de 5 a 10% das pessoas com mais de 40 anos, podendo também acontecer em pessoas jovens que sofrem lesões traumáticas. 

Continue acompanhando este artigo para entender melhor sobre esta lesão.

 O que é uma lesão de cartilagem (lesão condral)?

A lesão pode ser causada por traumas como entorse do joelho, trauma direto em acidente automobilístico, fratura, entre outros, ou por processo degenerativo. Quando há degeneração, ela geralmente é difusa, caracterizando um processo de artrose. Outra causa é a osteocondrite dissecante, que costuma ocorrer em pacientes jovens.

Os defeitos condrais focais são classificados por gravidade. O grau I é o mais leve e o grau IV é o mais grave, representando a lesão de espessura total da cartilagem. A classificação do grau é importante visto que, para cada tipo de lesão, há opções diferentes de tratamentos.

  • Grau I: amolecimento da cartilagem; 
  • Grau II: fissuras superficiais; 
  • Grau III: fissuras profundas; 
  • Grau IV: erosão óssea. 

Sintomas da lesão condral

  • dor e inchaço nos joelhos são os principais;
  • apenas inchaço com dor leve;
  • somente dor;
  • inchaço com dor leve após atividades físicas;
  • rigidez articular;
  • travamento da articulação do joelho;
  • entre outros.

Como é o tratamento do defeito de cartilagem?

O tratamento depende do grau de evolução e tamanho da lesão e de sua localização podendo ser conservador, não cirúrgico, ou cirúrgico, como detalhamos a seguir:

Tratamento não cirúrgico

O tratamento conservador é geralmente recomendado inicialmente. Inclui medicamentos anti-inflamatórios, terapia para fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade, além da mudança de hábito. Outras opções não cirúrgicas incluem injeções de esteróides ou ácido hialurônico e perda de peso. Esses tratamentos não irão regenerar a cartilagem, mas podem ajudar a tratar os sintomas.

Tratamentos cirúrgicos

O propósito da cirurgia é melhorar os sintomas e restaurar a função. Entre as possibilidades de intervenção estão: o desbridamento artroscópico; a microfratura artroscópica, o transplante de cartilagem ou condrócitos cultivados autólogos (células da cartilagem); ou aloenxertos.

O diagnóstico correto da lesão de cartilagem deve ser feito por um ortopedista, para que o tratamento adequado seja iniciado o mais breve possível. Ao menor sinal de incômodos e dores na região do joelho, não deixe de agendar uma consulta com um especialista para te ajudar a recuperar sua qualidade de vida. 

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp