(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online

O ligamento cruzado anterior (LCA) é o mais importante do joelho quanto à função de impedir que a articulação deslize para frente ou faça movimento de rotação no sentido ântero-lateral.

O LCA apresenta-se como uma espécie de cordão que liga o fêmur à tíbia, promovendo a estabilidade rotacional do joelho e preservando a cartilagem articular, os meniscos e as demais estruturas internas da articulação. 

Essa funcionalidade é fundamental para a realização de movimentos de girar o corpo sobre o próprio joelho, como acontece em vários esportes. Não por acaso, a maioria das lesões de LCA acontece justamente durante a prática esportiva, em modalidades como futebol, tênis ou handebol.

Rotacionar o joelho com o pé fixo no chão (trombando ou não com outro atleta) e hiperestender o joelho (ao tentar alcançar uma bola ou aterrissar depois de um salto) são as principais formas de causar uma lesão no LCA, que pode ou não ser acompanhada de uma lesão do menisco.

Na grande maioria dos casos, os pacientes relatam que sentiram ou ouviram uma espécie de estalo no joelho quando se lesionaram. Nesse momento, as dores são intensas. Passadas algumas horas, o joelho fica inchado e a movimentação durante a marcha é bem dificultada.

Diante de um episódio assim, a orientação é procurar imediatamente um serviço de cuidados especializados em ortopedia e traumatologia. Somente a avaliação do especialista em joelho poderá determinar se o LCA foi rompido e de que forma isso aconteceu, se parcial ou totalmente.

Feito o diagnóstico da lesão de LCA, o próximo passo da abordagem terapêutica é definir se o tratamento cirúrgico é necessário ou não. No caso de atletas que precisam recuperar a funcionalidade do joelho para voltar a treinar e competir, a cirurgia de reconstrução do LCA é indicada.

Para as pessoas que não sentem instabilidade no joelho apesar da lesão de LCA, é possível realizar o tratamento conservador e fazer as adaptações necessárias no estilo de vida para evitar qualquer dor ou incômodo no joelho.

Antes e depois da cirurgia para tratar a lesão de LCA, o paciente seguirá um protocolo de reabilitação específico, delimitado para manter a amplitude de movimento e a força muscular, além de reduzir a dor e o inchaço.

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp