(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online

O ligamento colateral lateral (LCL) fica localizado na região lateral ou externa do joelho, unindo o fêmur à fíbula – por essa razão, ele também é chamado de ligamento colateral fibular. A principal função do LCL é resistir ao estresse em varo, sustentando a articulação quando há movimentação excessiva no sentido lateral.

Dessa forma, a lesão do LCL também está ligada ao esporte, especialmente em modalidades como futebol, handebol, futebol americano e artes marciais. O principal mecanismo responsável pela lesão em atletas é a pancada na região interna do joelho em sentido ântero-medial, que força a articulação para fora.

O trauma no LCL desencadeia dor na região lateral (que pode irradiar para todo o membro inferior), inchaço, dificuldade para andar e para dobrar e esticar o joelho. Se houver formigamento ou perda de sensibilidade na perna ou pé, o nervo fibular também pode ter sido lesionado (o que requer avaliação imediata da neurocirurgia).

Da mesma forma que acontece no ligamento colateral medial, a lesão de LCL é classificada de acordo com a extensão do dano.

  • Lesão de LCL grau 1: o ligamento sofre um leve estiramento.
  • Lesão de LCL grau 2: o ligamento sofre uma ruptura parcial.
  • Lesão de LCL grau 3: o ligamento sofre uma ruptura total, deixando o joelho totalmente instável.

Apenas um leve estiramento do LCL pode ser tratado de maneira conservadora, usando recursos como gelo local, infiltrações, talas de imobilização e muletas. Comprometimento maior e ruptura total são obrigatoriamente tratados com cirurgia reconstrutora. 

Dependendo das características da lesão, o LCL pode ser reinserido ou substituído durante a cirurgia. O programa de reabilitação será realizado sempre de forma a evitar o estresse exagerado sobre a região lateral do joelho, para preservar o ligamento recuperado.

Geralmente, o tempo para recuperação completa do LCL vai de duas a quatro semanas nas lesões de grau 1, de quatro a oito semanas nas lesões de grau 2 e de 8 a 12 semanas nas lesões de grau 3.

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp