(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Lesões multiligamentares eleva risco de complicações pós-operatórias, diz estudo

Lesões multiligamentares eleva risco de complicações pós-operatórias, diz estudo

Em estudo publicado no Jornal Europeu de Trauma e Cirurgia de Emergência  procurou identificar possíveis complicações posteriores a cirurgias de reconstrução dos ligamentos do joelho .

A análise foi feita com base em dados do Programa Nacional de Melhoria da Qualidade Cirúrgica do American College of Surgeons. Esse arquivo tem informações coletadas em mais de 600 hospitais americanos e tem o respaldo técnico de revisores treinados em entrevistas com pacientes para fornecimento de indicadores diversos como: fatores de risco, comorbidades, idade, sexo e outros.

De acordo com a base de dados 18.025 pacientes foram submetidos à reconstrução ligamentar do joelho no período de 2006-2016. Desses, em 444, o procedimento cirúrgico foi realizado devido a lesões multiligamentares envolvendo os ligamentos cruzados anterior ou posterior, colaterais mediais, laterais ou complexos ligamentares póstero-medial ou lateral.

O estudo aponta que o tratamento cirúrgico de lesões multiligamentares do joelho conferiu nesse grupo um aumento significativo dos riscos de menor ou maior complexidade no pós-operatório em 30 dias em relação ao processo de reconstrução artroscópico de LCA. A necessidade de transfusão de sangue e embolia pulmonar foram algumas das complicações mais frequentes nesta amostra de pacientes. 

Situações específicas como tabagismo e IMC índice massa corpórea também foram mensurados como fatores desencadeadores de complicação no pós-operatório de lesão ligamentar nos joelhos. Outro ponto interessante do trabalho é a classificação das complicações inerentes da cirurgia da lesão ligamentar em menores  (transfusão, pneumonia, deiscência de ferida, infecção do trato urinário) e maiores (infecção da ferida, evento tromboembólico, insuficiência renal, infarto do miocárdio, ventilação prolongada, intubação não planejada).

O artigo salienta que um dos méritos clínicos da investigação está na avaliação de eventos adversos após cirurgia  de reconstrução multiligamentar nos joelhos, tendo em vista que a própria literatura médica não tem vasto acervo sobre o tema.

Leia também:

Lesão do ligamento cruzado anterior: você já ouviu falar?

Entenda as lesões no ligamento cruzado posterior

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp