(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Conheça atletas que lesionaram o joelho e voltaram a competir!

Conheça atletas que lesionaram o joelho e voltaram a competir!

O joelho é uma peça fundamental para a execução dos movimentos mais simples. Para os atletas, profissionais ou amadores, a dependência da articulação é ainda mais acentuada durante a execução das modalidades esportivas. Infelizmente, as lesões nos joelhos são frequentes em várias dessas modalidades. 

Vamos conhecer alguns atletas que sofreram sérias lesões nos joelhos e que, com tratamento adequado, disciplina e força de vontade, conseguiram retornar com sucesso ao esporte competitivo.

Rafaela Silva- Atleta Paraolímpica

Rafaela Silva é especialista em lançamento de disco. A atleta da Equipe Minas/Futel de Uberlândia, na região do triângulo mineiro, é uma das apostas brasileiras para as Paralimpíadas de Tóquio 2021. 

A esportista rompeu o LCA (Ligamento Cruzado Anterior) direito em novembro de 2017. Período em que estava em terceiro lugar no ranking nacional, almejando o segundo lugar naquele mesmo ano. 

Rafaela foi suspensa do esporte por aproximadamente 1 ano. Não satisfeita, ela mudou seu treinamento e tática esportiva para realização dos arremessos sem o giro de tronco. Participou da competição com o ligamento rompido e com o desempenho totalmente comprometido. Em meio a todas as dificuldades na última prova alcançou a marca dos 25 metros de lançamento de disco e a classificação em 2° lugar no Campeonato Nacional.

Após a cirurgia de reconstrução do LCA, Rafaela dedicou-se à fisioterapia e em um ano, além do campeonato paulista e nacional, conseguiu a classificação para as Paralimpíadas.

A atleta afirma que o fator psicológico é fundamental para enfrentar as adversidades. Além da deficiência visual, as dores no pós-cirúrgico e a fisioterapia não são limitantes diante da vontade de superar seus limites.

Daniel Correa de Araujo- Judô

Daniel Correa de Araujo dedica-se ao judô desde os três anos de idade. O atleta foi bi-campeão mineiro e vice-brasileiro regional, além de acumular conquistas na categoria sub-21. 

Em uma disputa na Copa Minas, durante uma rotação interna, o judoca rompeu o LAC (Ligamento Anterior Cruzado). Daniel está em processo de recuperação após colocar dois parafusos no joelho.

O atleta afirma que o tratamento tem tido muito êxito, por causa da dedicação e esforço da equipe que o assiste, com destaque para a fisioterapia. Depois de um período um pouco desanimado, por causa do trauma da lesão, Daniel afirma que está confiante com os resultados e pretende voltar às competições quando possível.

Cláudio Antônio Gomes- Basquete

O basquete é um dos esportes com maior incidência de lesões no joelho, devido às rotações e impactos exigidos na modalidade. O ex- jogador Cláudio Antônio Gomes teve, por duas vezes, o rompimento patelar, considerada uma das lesões mais graves nos joelhos. A primeira ruptura aconteceu de maneira total em um joelho e, posteriormente, foi parcial no outro.

Segundo Cláudio, apesar da gravidade das lesões, o receio de competir só durou alguns treinos e jogos. Esses fatos não impediram o atleta de conquistar o Campeonato Brasileito, em 2004, e o Sulamericano, em 2005.

Atualmente, Cláudio dedica-se a uma academia de Crossfit na cidade de Uberlândia. 

Rodrigo Moledo- Futebol

O futebol é o esporte que apresenta mais casos de lesões nos joelhos.O jogador do Internacional, Rodrigo Moledo, sofreu uma lesão no LCP ( Ligamento Cruzado Posterior). Esse tipo de dano não é tão comum no esporte como o LCA.

Moledo passou por processo cirúrgico em janeiro deste ano. A estimativa é que o jogador leve de seis a nove meses para se recuperar totalmente, passando pelos processos de fisioterapia e reabilitação física, até voltar aos gramados. 

O LCP é um tecido fibroso que une o fêmur e a tíbia. Ele é responsável pela estabilização do joelho e evita movimentos impróprios causadores de outras lesões. Por esse motivo existe a necessidade de intervenção cirúrgica em atletas, pois com isso existe garantia de uma volta segura ao esporte. 

Tratamento Específico

O joelho é uma articulação complexa e imprescindível para a mobilidade e qualidade de vida do ser humano. Os tratamentos para lesões e patologias na região precisam da análise minuciosa da equipe médica e da resposta de cada paciente. 

O Grupo Saúde do Joelho do Hospital Madre Teresa é uma referência nacional no tratamento e cirurgias nos joelhos.

Marque sua consulta com um de nossos especialistas: (31) 3339-8000

www.hospitalmadreteresa.org.br 

Leia também: 

Pesquisa avalia fatores de risco associados à segunda lesão de LCA, em jogadoras de futebol

Esportes que mais causam lesões no joelho

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp