(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Pesquisa avalia fatores de risco associados à segunda lesão de LCA, em jogadoras de futebol

Pesquisa avalia fatores de risco associados à segunda lesão de LCA, em jogadoras de futebol

O futebol é o esporte mais popular do país e, certamente, o mais praticado nas categorias profissionais e amadoras. Essa popularidade, infelizmente, também faz do esporte o campeão em lesões no joelho. Pesquisa publicada pelo periódico National Center for Biotechnology Information analisa os fatores de risco para reincidência da lesão do LCA- Ligamento Cruzado Anterior em jogadoras de futebol. 

O estudo analisou, por 2 anos, 117 atletas que passaram pelo procedimento de reconstrução do LCA. A princípio, foram realizados testes funcionais de amplitude de movimento da articulação do joelho, controle postural, salto e assimetria dos membros inferiores e tronco. Questionários com ênfase nos hábitos de vida, personalidade e fatores psicológicos também fizeram parte da coleta de dados para a pesquisa. 

Os resultados evidenciaram que 24% das jogadoras que sofreram uma segunda lesão no LCA apresentaram evidências prévias nos testes de avaliação clínica, funcional e psicológica. Análise encontrou de 9 a 19 variações independentes nas avaliações. Dessas 28 atletas, 21 apresentaram  a lesão na lateral lesionada anteriormente e 7 na lateral oposta. 

Esse tipo de cruzamento de dados pode ser um fator determinante para as equipes médicas decidirem pela volta dos atletas ao esporte após a cirurgia de reconstrução do LCA. 

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior 

As lesões do ligamento cruzado anterior são causadas quando esta estrutura é forçada para além de sua aptidão elástica, o que resulta em uma ruptura total ou parcial deste ligamento. É comum em situações de torção, em que o indivíduo realiza uma rotação com o corpo e o pé não acompanha o movimento, continuando fixo no chão. Daí a grande incidência em praticantes de futebol. 

Lesões do Ligamento Cruzado Anterior em Mulheres 

O rompimento do ligamento cruzado anterior, assim como outras patologias nos joelhos tem maior incidência em mulheres. Esse grupo tem algumas particularidades anatômicas como como os quadris mais largos, joelho valgo, patela alta e aumento do ângulo Q, singularidades que podem levar a alterações biomecânicas e consequentes lesões no joelho. 

Leia também:

Quais os problemas mais comuns nos joelhos das mulheres?

Esportes que mais causam lesões no joelho

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp