(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Fisioterapia após artroplastia do joelho: quando é necessário?

Fisioterapia após artroplastia do joelho: quando é necessário?

A fisioterapia é uma etapa importante no período de recuperação após cirurgias ortopédicas. Na artroplastia do joelho não é diferente. Além do apuro técnico da equipe médica, exige muita dedicação do paciente desde as primeiras horas após o procedimento. 

A artroplastia do joelho é uma cirurgia que substitui a articulação por uma prótese do joelho. Muitas vezes, é a melhor solução para doenças como a artrose ou gonartrose, patologias articulares que, além de dores, causam muitos danos ao bem-estar e à mobilidade do paciente.

A terapia fisioterápica começa ainda no hospital, logo após a cirurgia de artroplastia. O médico ortopedista prescreve ao fisioterapeuta um protocolo com as informações clínicas sobre o procedimento. Esses dados são fundamentais, tendo em vista que o programa de reabilitação é ajustado às especificidades do paciente.

Os procedimentos cirúrgicos atuais têm por característica períodos de internação mais curtos, caso o paciente não apresente complicações durante a cirurgia ou necessite de cuidados especiais. Por esse motivo, os tratamentos fisioterápicos em domicílio ou em clínicas necessitam de prescrição e execução sem interrupção nas primeiras semanas.   

Objetivos 

A fisioterapia após a cirurgia de artroplastia pretende devolver a funcionalidade do joelho que recebeu a prótese e a recuperação total da atividade da articulação por meio de aparelhos e exercícios.  

Um dos pilares da reabilitação dos joelhos operados é o fortalecimento muscular dos membros inferiores, inclusive do membro não operado. Esse trabalho visa ao retorno gradual e seguro às atividades cotidianas e uma evolução sistêmica do tratamento fisioterápico. 

A flexibilização das estruturas moles da região anterior do joelho, os músculos isquiotibiais, é outro fator do tratamento fisioterápico, tendo em vista que essa musculatura sofreu um processo de encurtamento devido a artrose. 

O músculo denominado quadricípete, merece atenção especial no protocolo da fisioterapia pós-artroplastia devido ao aumento da capacidade de contração muscular e inibição neuro-reflexa provocada pela cirurgia. 

A terapia também deve englobar o ganho dos movimentos de extensão e flexão, tal qual, a recuperação do padrão de marcha. Essa é uma etapa muito importante dentro do programa de reabilitação, pois implica na conservação e reeducação  da postura global e segurança na caminhada. A redução da dor e do edema por meio de recursos como laser, corrente interferencial são outros pontos de atuação da fisioterapia. 

Leia também:

Artroplastia total do joelho pode ajudar a minimizar os efeitos da depressão

Exames do joelho: quando são indicados?

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp