(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Liberação miofascial: esta técnica pode resolver sua dor no joelho!

Liberação miofascial: esta técnica pode resolver sua dor no joelho!

A liberação miofascial é uma técnica que exerce pressão em certos pontos do corpo. A liberação miofascial pode ser benéfica para a flexibilidade, a circulação sanguínea e a mobilidade articular, além de melhorar as dores nos joelhos.

O que é a fáscia?

A fáscia é um tecido fibroso que cobre cada músculo, ossos, nervos, artérias,  veias e todos os nossos órgãos internos, incluindo o coração, os pulmões, o cérebro e a medula espinhal. 

A fáscia tem como função proteger as estruturas do corpo contra traumas externos, sustentá-las e interligá-las. O sangue, nervos e músculos, por estarem envolvidos pela fáscia, podem deslizar uns contra os outros sem agressões. Por esse motivo, ela presta grande apoio ao sistema músculo esquelético, permitindo a realização de atividades funcionais como levantar, andar, correr e pular. 

O desequilíbrio da camada miofascial provocado por postura inadequada, movimentação, traumas, tensões ou a ação da gravidade podem torná-la mais espessa, rígida e com maior aderência em alguns pontos do corpo. Essa condição de sobrecarga pode atrapalhar a movimentação, provocar dor e falta de força muscular. A circulação sanguínea e a função nervosa também ficam prejudicadas por essa compressão. 

Liberação miofascial 

A liberação miofascial consiste em manobras lentas e consecutivas que exercem pressão em certos pontos do corpo. Ela pode ser feita com instrumentos como: rolos de espuma, bastões, bolinhas de tênis e também com as mãos.

O  profissional capacitado consegue, com liberação miofascial, diminuir a tensão na fáscia, melhorando a mobilidade articular e a flexibilidade, aliviando dores e até prevenindo lesões. 

A liberação miofascial pode ser utilizada como terapia para a síndrome da banda iliotibial, uma das causas mais comuns de dores no joelho, principalmente em praticantes de corridas. A eficiência da técnica, nesses casos, deve-se aos movimentos que promovem melhor vascularização da banda iliotibial, tecido localizado na parte lateral da coxa estendendo-se até a tíbia que também serve como ponto de inserção de importantes músculos do quadril.

A liberação miofascial é uma técnica que pode ser indicada para vários grupos etários e estilos de vida, tendo em vista que os desequilíbrios no sistema miofascial não são exclusivos dos atletas. 

Indivíduos que utilizam medicamentos anticoagulantes, com problemas vasculares, feridas, infecções, com fraturas e grávidas devem ter atenção especial e indicação médica para a realização do procedimento.  

Leia também:

Joelho do corredor (Síndrome Trato iliotibial): como evitar?

3 dicas para evitar problemas na corrida

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp