(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Perigos ocultos do salto alto

Perigos ocultos do salto alto

Os sapatos de salto alto, tradicional peça do vestiário feminino, símbolo de elegância e até de feminilidade, podem ser prejudiciais para a estrutura corporal, em especial para os joelhos e coluna vertebral.

Um dos principais motivos é que o uso do sapato de salto alto modifica um pouco a postura natural das mulheres, fazendo com que o peso do corpo seja distribuído de maneira irregular. Essa irregularidade pode ser um agente facilitador para lesões e outros problemas.

Salto alto x Joelhos 

A estrutura óssea natural do ser humano favorece a movimentação ereta. Esse movimento é denominado calcâneo por ter a base de apoio no calcanhar. O problema do salto alto é exatamente modificar esse apoio para a região anterior dos pés, em especial nos dedos. 

Calçados com salto alto podem ser extremamente prejudiciais ao joelho e esses malefícios variam de acordo com o modelo do sapato e a inclinação e altura do salto.  

O salto muito alto torna o andar instável e faz com que o peso seja depositado sobre a porção mais instável do pé. Essa inclinação e instabilidade dos pés geram impacto sobre o joelho. Evento agravado com uso de sapatos com saltos muito finos. Além da instabilidade, esse calçado exige maior equilíbrio ao caminhar e, com isso, acontece o recrutamento de alguns músculos da perna. O resultado é aumento na carga exercida pelos joelhos. 

O salto plataforma pode ser mais confortável e transmitir uma falsa sensação de segurança e instabilidade, no entanto ele pode ser mais instável que os outros modelos por elevar tanto a parte anterior como a posterior dos pés. Outro agravante desse calçado é o risco de acidentes e graves lesões devido à sua altura elevada.

Patologias X Salto Alto 

As características anatômicas e o índice de massa corporal  tem influência direta no impacto que os sapatos de salto alto podem ter nos joelhos. No entanto, o uso frequente desse tipo de calçado aumenta significativamente problemas como: artrose, lesões em ligamentos, lesões no menisco e lesões na patela.

A avaliação de um profissional é fundamental para uma análise precisa das características anatômicas do indivíduo. Em caso de necessidade do uso frequente de sapatos de salto alto, consulte o médico ortopedista. 

Leia mais: 

Dor nos joelhos durante a gestação é normal, mas exige cuidados!

Quais os problemas mais comuns nos joelhos das mulheres?

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp