(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
#DiaMundialDaAtividadeFísica – O segredo é se movimentar!

#DiaMundialDaAtividadeFísica – O segredo é se movimentar!

O Dia Mundial da Atividade Física, comemorado hoje, visa incentivar a população a ter uma vida mais ativa e conscientizar sobre os prejuízos do sedentarismo para a saúde.

Com as mudanças sociais e o advento das tecnologias, fomos nos tornando cada vez mais sedentários: o uso de controles remotos, elevadores e atividades profissionais que não demandam muito esforço físico. Esses fatores, aliados à má alimentação são responsáveis pelo aumento considerável de doenças como a obesidade, a hipertensão arterial e outras patologias.

Devemos primeiro salientar que atividade física não é apenas o exercício físico com hora marcada, na academia, caminhada ou corrida, por exemplo. Atividade física é todo e qualquer movimento corporal feito por nós, que proporcionem gasto de energia. Subir escadas, fazer tarefas domésticas e atividades de lazer, entre outros,  são alguns exemplos. 

A atividade física frequente pode ajudar a prevenir e tratar doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes, câncer de mama e de colo do útero. Segundo a Organização Mundial de Saúde-OMS, essas patologias são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo, entre elas, 15 milhões de pessoas com idade entre 30 e 70 anos.

Atividades Físicas e os joelhos   

As atividades físicas são importantes para a saúde do joelho por vários fatores. Essa região necessita de cuidados constantes, devido à sua função primordial na sustentação do corpo. O fortalecimento da musculatura auxilia na movimentação e estabilidade dos joelhos, Os exercícios físicos específicos para essa função são muito eficientes para evitar problemas e auxiliar no tratamento de patologias.

Outro benefício das atividades físicas para os joelhos é o controle da obesidade. É necessário ter atenção com o excesso de peso, já que isso sobrecarrega os membros inferiores e as articulações.

Doenças nas articulações como a artrose podem ter menor incidência e melhor tratamento em pessoas ativas fisicamente. Além dos já citados fortalecimento muscular e controle de obesidade, as atividades físicas regulares beneficiam a produção do líquido sinovial que nutre as articulações. A função analgésica ativada pelos exercícios físicos pode reduzir a dor dos pacientes com artrose. 

Os exercícios físicos mais recomendados para quem tem artrose ou qualquer doença articular são caminhadas leves, bicicleta, natação, hidroginástica e pilates. A avaliação e indicação do médico é primordial para esses pacientes.   

Lembrando que as atividades físicas conscientes e os exercícios físicos com acompanhamento profissional, além de serem benéficos para os joelhos, podem evitar lesões e o agravamento de doenças na articulação. 

Leia também:

Aquecer e Alongar: a receita para prevenir lesões no joelho

Qual é a importância da atividade física para o controle da dor no joelho?

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp