(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Artroplastia total do joelho pode ajudar a minimizar os efeitos da depressão

Artroplastia total do joelho pode ajudar a minimizar os efeitos da depressão

A dor crônica e a perda da mobilidade são fatores que podem provocar desânimo e uma tristeza profunda no indivíduo. Estudos realizados pela Faculdade de Medicina Unichristus-Fortaleza-CE apontam que a cirurgia de artroplastia contribui significativamente para a diminuição de quadros de depressão e ansiedade.

Os prontuários médicos evidenciam uma associação entre osteoartrite grave e distúrbios psiquiátricos, entre eles a ansiedade e depressão. Esses estudos atribuem grande parte desses problemas psicossociais à dor crônica, limitações funcionais, quedas e também ao comprometimento das funções cotidianas.

O aumento das doenças degenerativas, muito correlacionado com a longevidade da população mundial, aponta que o número de cirurgias no joelho deve ter um crescimento de 69 % até o ano de 2050, somente nos Estados Unidos. Elas resolverão problemas como a osteoartrite, causadora de dor e limitações funcionais, fatos que podem desencadear sintomas e quadros depressivos.

Resultados

Os pesquisadores avaliaram os resultados pré e pós-operatórios de pacientes diagnosticados com osteoartrite grave do joelho submetidos a uma artroplastia total do joelho. Entre essas informações estão a redução da classificação de deficiências extremamente graves de 70, 3% para 2,7%, após a cirurgia.

As características das dores que esses pacientes apresentaram também foram investigadas. Entre elas,  63,2 % são dores durante o sono noturno, sem movimento; 75% dor matinal e 68,4% dor com caminhada contínua. A redução significativa de quedas entre os pacientes, em especial os idosos, também foi um dado notável na pesquisa. Cerca de 80% dos pacientes com quedas frequentes antes da cirurgia de artroplastia não tiveram mais quedas relacionadas à falta de mobilidade. O comparativo dos dados apontou que a depressão e os sintomas depressivos melhoraram após a cirurgia.

Conclui-se que a cirurgia de artroplastia pode diminuir a dor, as limitações funcionais, o número de quedas e, com isso, a depressão. O estudo deixou claro a associação entre dor e limitações funcionais e a ocorrência de transtorno depressivo.

Leia também:

Quem precisa de artroplastia de joelho?

Uso do ácido hialurônico no tratamento de doenças do joelho

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp