(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Tendinite e Tendinopatia: você sabe a diferença?

Tendinite e Tendinopatia: você sabe a diferença?

Existem nomenclaturas no glossário da medicina que, por terem alguma semelhança semântica, localizações ou sintomas aproximados, podem gerar algumas dúvidas. Entre elas estão a tendinite e a tendinopatia.

Tendinopatia é o nome dado a todas as doenças que acometem os tendões, entre elas, a tendinite e a tendinose. O termo tendinopatia também pode ser usado para dor crônica nos tendões. As tendinopatias ( doenças do tendão) apresentam sintomas e tratamentos distintos.

Tendinite

Os tendões são os tecidos fibrosos que conectam o músculo ao osso. O corpo humano possui centenas de tendões e em consequência disso as tendinopatias podem acometer vários deles.

A tendinite é uma inflamação do tendão após uma lesão prévia. Considerada a tendinose mais comum, geralmente, acomete com mais frequência regiões que realizam esforços repetitivos ou sofrem sobrecarga, como o punho, cotovelo, tornozelo, ombro e joelho.

Uma tendinite que afeta os joelhos é a tendinite patelar. Ela afeta o tendão que estabiliza a patela, responsável pela ligação entre a patela e a tíbia. Outra tendinite frequente no joelho é a tendinite quadricipital (que atinge o tendão do quadríceps) e a síndrome do trato iliotibial.

Tendinose

A tendinose é outra tendinopatia ( doença do tendão) caracterizada por uma degeneração não inflamatória nos tendões. Esta degeneração pode representar alterações na constituição do tendão ocasionadas por pequenos traumatismos repetitivos ou na falha na cicatrização de um tendão após uma ruptura.

O tratamento da tendinose é um pouco mais moroso do que o aplicado para a tendinite devido ao fato de não ser ocasionado por um processo inflamatório mas, sim, degenerativo ou traumático. A cicatrização do tendão é mais lenta nesses casos. 


Causas das tendinopatias

Os tendões são submetidos naturalmente a estresses mecânicos. No entanto, se esses movimentos forem realizados  repetidamente ou com excesso de força, os impactos podem causar sofrimento aos tendões.

Desequilíbrios mecânicos, como o desalinhamento dos membros inferiores podem ocasionar alterações na execução dos movimentos e sobrecarga nos tendões. A não correção desse desajuste pode ser um fator agravante para a lesão dos tendões.

A prática de esportes de maior impacto como vôlei, basquete e corrida podem também ocasionar lesões nos tendões. Por outro lado, o sedentarismo, o sobrepeso e a musculatura pouco fortalecida também são fatores de riscos para as tendinopatias. E claro, o processo de envelhecimento, que causa perda de elasticidade dos tendões.

Leia também:

Tudo que você precisa saber sobre tendinite de joelho

Tendinite e bursite: como diferenciar?

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp