(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
O que é menisco lateral discoide?

O que é menisco lateral discoide?

O menisco é uma estrutura fibrocartilaginosa que tem a função de amortecimento durante as forças exercidas no joelho em todos os movimentos de arco, nutrição da articulação, estabilidade e lubrificação articular. O menisco discóide é uma variação anatômica incomum que, geralmente, afeta o menisco lateral do joelho.

Os sintomas do menisco discóide são dores, inchaços e estalos audíveis. Essa anomalia congênita afeta 3% da população, em especial orientais. Em grande parte dos casos é descoberta quando se inicia alguma prática esportiva que envolva giro e flexão profundas do joelho. Os adolescentes são a parcela da população mais afetada. 

Lesões

Pessoas que possuem menisco discóide são mais propensas a sofrer lesões devido a características anatômicas particulares dessa anomalia, entre elas a espessura do menisco. Por ser mais grosso que o habitual tende a ficar aprisionado entre a tíbia e o fêmur. A região também possui fluxo de sangue reduzido, fato que dificulta a cicatrização. A ausência do ligamento de Wrisbeg, responsável pela estabilidade do joelho durante os movimentos, torna o menisco discóide mais propenso a rupturas do que o menisco normal. 

Diagnóstico

Os primeiros sintomas das lesões meniscais são dores, inchaços e estalos. A dor característica e períodos de alívio  e agravamento em  atividades como agachamento, cruzar as pernas e travamento são os indícios mais comuns. 

O menisco discóide pode ser identificado por meio de ressonância magnética. O exame oferece visão minuciosa e privilegiada da área. O exame de radiografia também consegue identificar o alargamento do espaço articular lateral, fato que indica um possível menisco discóide.

Tratamento

O tratamento para menisco discóide é semelhante ao de lesões meniscais. Entre eles, temos: fisioterapia, medicamentos, reforço muscular e alongamentos. Nos adolescentes, geralmente o grupo mais acometido, recomenda-se o tratamento fisioterápico e a correção dos fatores que acarretam as lesões. O tratamento por videoartroscopia é adotado em casos onde os métodos tradicionais não têm boa evolução. Nesse processo é realizada a meniscoplatia,  cirurgia em que a parte lesionada do menisco é retirada. Ao final desse procedimento podemos ter um menisco do tamanho aproximado do ideal. Os tratamentos são equivalentes à indicação da equipe médica e a complexidade da lesão ou dos sintomas.

Leia também:

Quando a punção do joelho é indicada?

Uso do ácido hialurônico no tratamento de doenças do joelho

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp