(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Mosaicoplastia do joelho: quando é indicado o procedimento?

Mosaicoplastia do joelho: quando é indicado o procedimento?

A doença da cartilagem do joelho é uma lesão, infelizmente comum. Grande parte da população apresenta em algum momento da vida esse tipo de patologia. A também conhecida como lesão condral pode ocorrer após um trauma, ocasionado por contusão, queda ou entorse. 

O tecido cartilaginoso quando lesionado perde muito da sua espessura, plasticidade e regularidade. Fato esse que compromete sua função de amortecimento e proteção das articulações. A integridade da cartilagem lesionada pode ter desde o amolecimento até passar por estágios de fissuração, fibrilação e em alguns casos deslocamento completo do osso.

A Mosaicoplastia é um procedimento cirúrgico indicado para lesões focais, ou seja, crateras na cartilagem, pouco extensas e bem delimitadas. A mosaicoplastia consiste no transplante de cartilagem saudável para áreas deterioradas ou em processo de deterioração. Esse processo permite que em algumas semanas crie-se uma nova superfície de cobertura, constituída de cartilagem e fibrocartilagem com aceitável plasticidade e durabilidade.

Indicações para Mosaicoplastia 

Idade menor que 50 anos. 

Área lesionada pequena ( depende da avaliação do médico).

Sem alterações significativas de eixo.

Contra-indicações

Tumor, infecção, artrite reumatóide e osteoartrose avançada 

Falta de área doadora disponível

Idade maior que 50 anos

Lesão maiores ( depende da avaliação do médico)

É necessária uma avaliação minuciosa, feita pelo médico ortopedista especialista em joelho. Ele é quem vai indicar realização de um tratamento ou procedimento cirúrgico.

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp