(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Dor nos joelhos durante a gestação é normal, mas exige cuidados!

Dor nos joelhos durante a gestação é normal, mas exige cuidados!

O corpo feminino passa por muitas mudanças durante a gravidez. Essas transformações na estrutura corporal da mulher acontecem gradualmente e tornam as articulações e ligamentos mais elásticos e instáveis. Esse processo natural de aumento da elasticidade visa facilitar a passagem do bebê. 

Possíveis dores nas articulações, especialmente nos joelhos, são comuns nesse período e exigem cuidado para evitar entorses e lesões.

As alterações hormonais também contribuem para o aumento nas dores nos joelhos. Uma das causas de alteração hormonal que leva a problemas articulares na gravidez pode ser o hipotireoidismo. 

O ganho de peso é outro fator agravante para as articulações durante a gestação, principalmente se a gestante já apresenta alguma patologia na articulação. O recomendado é que o ganho de peso não seja superior a 12 quilos. Uma alimentação balanceada pode contribuir para esse controle na sobrecarga gerada pelo extra peso. 

A sinovite, uma inflamação na sinóvia, revestimento da articulação é uma doença associada à artrite ou à gota e pode surgir no durante a gravidez. A sinovite também pode ser ocasionada por traumatismos, sobrecarga ou uso excessivo da articulação.  

Em casos de dores frequentes, o médico ortopedista, após diagnóstico, indicará o tratamento mais adequado para a paciente. O mesmo pode incluir repouso, compressas de gelo e calor, caminhadas, fisioterapia ou alongamentos. As atividades físicas de baixo impacto contribuem para o fortalecimento muscular, para o equilíbrio e para estabilizar a sobrecarga nas articulações. 

Leia também:

Quais os problemas mais comuns nos joelhos das mulheres?

Mulheres: fiquem atentas à saúde dos seus joelhos

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp