(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Você presta atenção na sua pisada?

Você presta atenção na sua pisada?

A anatomia do pé de cada indivíduo é única. Essa característica faz com que  o jeito de pisar de cada pessoa seja distinto e, consequentemente, que os problemas associados ao tipo de pisada, também.

Dores e outros problemas articulares podem estar relacionados à maneira de pisar. Por isso, é muito importante conhecer essa característica anatômica do corpo para evitar ou atenuar eventuais patologias.

Existem três tipos básicos de pisada que caracterizam grande parte da população. Eles se diferem, principalmente, em relação à região na qual o peso do corpo é descarregado.

Tipos de pisada:

Pisada Pronada

Leva o indivíduo a descarregar todo o peso do corpo na borda interna ou medial do pé. Ao caminhar, a parte externa do calcanhar é a primeira a tocar o solo; depois, as pontas dos pés se voltam uma para a outra. ( Pisar para dentro)

O arco plantar dessa pessoa é pequeno. Ou seja, a planta do pé apresenta uma curvatura pequena, ou nem mesmo existe. Isso caracteriza um pé mais chato, e causa o desgaste da sola dos calçados na curva interna.

Geralmente, quem tem o pé pronado também tem a musculatura interna do membro inferior mais alongada e enfraquecida, o que pode causar desvios de patela. Pessoas com essa pisada tendem a sentir dor na parte interna do joelho, que pode estar desviado para dentro.

Pisada Supinada

Nesse tipo de pisada, o peso do corpo é descarregado na parte de fora do pé, na borda externa. Ao caminhar, o lado exterior do calcanhar toca o chão e o restante do pé segue a mesma linha. O arco plantar é bem acentuado, sendo também chamado de pé cavo.

Esse é um tipo de pisada menos comum, porém pode causar mais problemas. Isso porque todo o apoio está nessa lateral e a parte interna dos pés não tem contato com o chão. O andar, correr e a aterrissagem são mais rígidos,  gerando maior impacto sobre as articulações. O desequilíbrio na distribuição do peso, tende a concentrar o impacto somente em algumas áreas.

O risco de lesão nos joelhos é bem maior na pisada supinada, muitas dessas provocadas pela tensão dos músculos que ficam abaixo do joelho.

Pisada Neutra

Nesse tipo de pisada, o apoio do pé no solo é  mais uniforme. O arco do pé não mostra desvios rotacionais internos ou externos. Isso garante a distribuição homogênea do peso corporal e favorece a estabilidade ao caminhar, correr ou praticar outros exercícios físicos.

No entanto, quem possui essa pisada não está livre de lesões. Optar por um calçado com amortecimento leve é essencial para evitar dores e desconfortos.

 Leia também:

Joelho valgo e joelho varo: você sabe a diferença?

Tudo que você precisa saber sobre tendinite de joelho

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp