(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Joelho do corredor (Síndrome Trato iliotibial): como evitar?

Joelho do corredor (Síndrome Trato iliotibial): como evitar?

A síndrome trato iliotibial é também conhecida como “Joelho do Corredor” pois tem grande incidência entre de corredores, principalmente os que realizam treinos em aclives e declives e em longas distâncias.

O trato iliotibial é localizado na face lateral da coxa, basicamente com a função de estabilizar o quadril e o joelho na face lateral, além de auxiliar o músculo quadríceps na extensão do joelho e o músculo isquiotibiais na flexão de joelho. Os movimentos repetitivos acabam causando atrito desse músculo com o côndilo femoral, ocasionando a patologia e a dor no joelho. 

Como evitar 

A Síndrome atinge principalmente atletas que apresentam fraqueza e desequilíbrio do conjunto muscular que envolve o quadril e a coxa com reflexos no joelho. O fortalecimento dessas estruturas por meio de exercícios específicos e alongamentos é fundamental. 

As técnicas de treinamento dos atletas devem atender às normas e observar as características anatômicas e funcionais da atividade.

O uso de calçados inadequados, tal qual a prática de corridas em terrenos íngremes, podem sobrecarregar a região. Evite esses comportamentos. 

No caso de ciclismo, a posição correta do banco e dos pedais são fundamentais.

Leia também:

3 dicas pra evitar problemas na corrida

Dor nos joelhos na prática de esportes: o que pode ser?

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp