(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Exames do joelho: quando são indicados?

Exames do joelho: quando são indicados?

O diagnóstico preciso para várias patologias depende de exames físicos,  clínicos e de imagem. Muitas vezes, os médicos ortopedistas se valem dos exames para prescrever o tratamento mais adequado para seus pacientes.

Exame Físico

O exame físico é o principal em uma consulta. Com essa avaliação, o médico traça um perfil do paciente e já pode levantar as primeiras hipóteses para o problema que ele apresenta. Se for necessário, indicará exames complementares, para um diagnóstico mais preciso e detalhado. 

Radiografia


A radiografia é um exame de diagnóstico por imagem que faz uso de radiação ionizante para obter imagens internas do corpo humano. Esse exame pode identificar uma das mais frequentes degenerações dos joelhos, a artrose, assim como, fraturas, luxações, tumores ósseos, Doença de Osgood-Schlatter e outras.

Ultrassonografia

A ultrassonografia é o exame indicado para suspeitas de patologias relacionadas aos músculos ou tendões. A ultrassonografia do joelho permite avaliar algumas estruturas da articulação, como alguns tendões e ligamentos e a presença de derrame articular (líquido na articulação). Além disso,  permite detectar a presença de patologias como as tendinites do joelho, as bursites do joelho e as lesões ligamentares (dos ligamentos), entre outras.

Ressonância Magnética   

A ressonância magnética (RM) do joelho oferece grande precisão diagnóstica especialmente em casos de patologias como lesões dos ligamentos cruzados (anterior e posterior), lesões dos ligamentos colaterais, lesões do menisco (como as roturas) tendinites do joelho, bursites do joelho, artrose do joelho (gonartrose), instabilidades do joelho, Quisto de Baker, sinovite (água no joelho), tumores benignos ou malignos (cancro) e outras doenças.

A ressonância magnética nuclear funciona com um campo magnético intenso e ondas de rádio para gerar imagens pormenorizadas dos distintos órgãos e sistemas do corpo humano, neste caso, do joelho.

Por oferecer imagens fidedignas dos órgãos e, com isso, das doenças, a ressonância magnética é um dos exames mais eficientes no diagnósticos de patologias.

Leia também:

Entenda as lesões no ligamento cruzado posterior

O que você precisa saber sobre lesões no menisco

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp