(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Síndrome da banda iliotibial: conheça este problema comum em corredores

Síndrome da banda iliotibial: conheça este problema comum em corredores

A síndrome da banda iliotibial, também conhecida como síndrome do atrito do trato iliotibial ou joelho do atleta, é uma das causas mais comuns de dores no joelho e no quadril em esportistas, principalmente os corredores. 

Normalmente, os incômodos causados são sentidos ao longo da lateral (exterior) do joelho e da coxa inferior; podendo também resultar em uma dor aguda ou persistente do lado de fora do quadril. 

Continue lendo este artigo para entender as causas e o tratamento desta enfermidade.

O que é o trato iliotibial?

O trato iliotibial ou banda iliotibial começa no quadril, se espalha ao longo da parte externa da coxa e se anexa na tíbia (borda externa do osso da canela), logo abaixo da articulação do joelho. Ele trabalha junto com o quadríceps (músculos da região anterior da coxa) para estabilizar o exterior da articulação do joelho durante o movimento.

O que causa a dor da banda iliotibial?

A inflamação do trato iliotibial, pelo seu uso excessivo, costuma ser a principal causa da síndrome da banda iliotibial.

Comum em atletas, principalmente corredores, a condição é ocasionada pela realização de exercícios desequilibrados e repetitivos. Alguns exemplos são: correr apenas em um lado de uma estrada normal ou correr apenas de uma maneira em torno de uma pista. Isso, faz com que a pelve se incline para um lado e saliente o trato miotendíneo. 

Quais os sintomas da síndrome da banda iliotibial?

A dor na lateral do joelho é o sintoma mais comum da síndrome da banda iliotibial, podendo começar com uma sensação de fisgada súbita na lateral do joelho. Em seguida, a dor aparece durante o treino impedindo o aumento desejado do rendimento e, finalmente se torna incapacitante, surgindo ao caminhar, subir ou descer degraus. 

Alguns pacientes podem sentir um estalido ou estalo no joelho e pode haver algum inchaço. Em alguns casos, a dor pode irradiar-se ao longo da banda iliotibial pelo lado externo da coxa até o quadril.

Ocasionalmente, o sintoma de apresentação é a dor no quadril. A dor, geralmente, piora com atividades físicas, como correr ou andar de bicicleta. O paciente também pode relatar um ruído audível, geralmente descrito como um rangido ou estalo no joelho ao caminhar ou correr.

Existe tratamento para a síndrome da banda iliotibial?

Sim. A intervenção médica requer alteração provisória na rotina de atividade física, alongamento e fortalecimento do membro afetado. 

A cirurgia raramente é indicada para tratar esta condição.

Quanto antes o diagnóstico for feito e o tratamento iniciado, mais rápido o paciente poderá retornar ao esporte. Por isso, caso sinto alguma dor no joelho, agende um horário com o especialistas do Hospital Madre Teresa.

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp