(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Entenda as lesões no ligamento cruzado posterior

Entenda as lesões no ligamento cruzado posterior

No último mês, abordamos, aqui no blog, um problema muito frequente nos consultórios de ortopedistas especialistas em joelho: as lesões do ligamento cruzado anterior (LCA). 

Hoje, falaremos de outro tipo de lesão ligamentar do joelho, que acontece com menos frequência que a lesão do LCA, mas que pode ser incapacitante e merece muita atenção: a lesão do ligamento cruzado posterior. 

O ligamento cruzado posterior

O ligamento cruzado posterior (LCP), assim como o ligamento cruzado anterior, é uma estrutura feita de tecido conjuntivo fibroso, que conecta a tíbia ao fêmur de maneira intra-articular. 

O nomes iniciados com “ligamento cruzado” se devem ao fato de que o LCP e o LCA partem de lados opostos e conectam os dois ossos formando uma imagem semelhante a um “x”. Juntos, estes ligamentos são responsáveis por estabilizar o deslizamento do fêmur sobre o platô tibial na direção “para frente e para trás”. Outros ligamentos do joelho, ligamento colateral medial  e ligamento colateral lateral, atuam na estabilização desta articulação limitando os seus movimentos laterais. 

O ligamento cruzado posterior, especificamente, é o mais forte desta articulação e auxilia na estabilização do joelho, limitando o deslizamento posterior da tíbia e atuando na contenção da rotação externa deste osso. 

Embora seja menos vulnerável que o LCA, ligamento mais frequentemente acometido, o ligamento cruzado posterior também está sujeito a sofrer lesões. 

Lesões do ligamento cruzado posterior

Ao contrário das lesões do LCA, que na maior parte dos casos se dão sem que haja um contato entre o joelho e outra superfície, as lesões do LCP ocorrem quando há um baque direto contra a articulação.

Estas lesões, muitas vezes, acontecem durante a prática de atividades físicas ou acidentes automobilísticos, quando a pessoa sofre um impacto direto no joelho quando este está flexionado. 

As lesões do LCP frequentemente acontecem associadas às lesões de outras estruturas do joelho, como meniscos e cartilagem articular, e este é um dos critérios utilizados para estabelecer a gravidade da lesão. Outros critérios incluem a classificação da lesão em aguda ou crônica e a classificação do grau de instabilidade gerado por ela. 

Sintomas da lesão do LCP

Ao sofrer uma lesão do ligamento cruzado posterior, é comum que o paciente sinta dor branda na articulação que, em algumas situações, irradia para toda a perna. É possível, também, que ocorra um edema (inchaço) mínimo na articulação. 

Como os sintomas são moderados, muitos pacientes não vão ao médico imediatamente. No entanto, esta lesão ligamentar leva à sobrecarga da articulação fêmoro-patelar e, com o tempo, leva ao incômodo, fazendo com que estes pacientes busquem um ortopedista. 

As lesões do LCP podem causar instabilidade articular, dificultar a marcha, levar a sobrecargas prejudiciais para a saúde do joelho e, consequentemente, de outras articulações do corpo. Por isto, devem ser avaliadas e tratadas por um ortopedista especialista em joelho o mais rápido possível.

Tratamento das lesões do ligamento cruzado posterior

O tratamento da lesão do LCP pode ser conservador ou cirúrgico. O tratamento conservador inclui, entre outras coisas, repouso, uso de compressas com gelo, medicamentos analgésicos, fisioterapia e reforço muscular. Na maioria dos casos, este é o tratamento indicado, entretanto, dependendo da classificação da lesão e dos resultados obtidos no tratamento conservador, é possível que a cirurgia seja recomendada.

Como sempre apontamos aqui, a indicação do tratamento adequado é feita pelo ortopedista especialista em joelho, após avaliar cuidadosamente diversos fatores que incluem desde as características da lesão até aspectos do estilo de vida do paciente. Por isso, se você sentir dor, desconforto ou notar algum outro sintoma no seu joelho, não deixe para depois: procure imediatamente um ortopedista especializado nesta articulação! 

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp