(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
O que é instabilidade patelar?

O que é instabilidade patelar?

A patela é um osso localizado na porção anterior da articulação do joelho e sua principal função biomecânica é o aumento do momento de força extensora desta articulação. Em outras palavras, a patela atua como uma “roldana”, que potencializa a força dos músculos anteriores da coxa na extensão da articulação do joelho. 

A patela é, então, muito importante para o bom funcionamento do joelho, e problemas que acometem esta estrutura podem prejudicar muito a articulação. Um destes possíveis problemas é a instabilidade patelar. 

O que é a instabilidade patelar

A instabilidade patelar é uma afecção que se caracteriza pela maior propensão de episódios de luxação, nos quais há o deslocamento da patela para fora de sua posição normal. Em termos simplificados, na instabilidade patelar, o indivíduo está mais propenso a passar pela situação da patela “sair do lugar”. 

A ocorrência da luxação pode ou não estar associada a um trauma, como uma entorse do joelho, e ocorre com mais frequência durante a prática de atividades físicas, principalmente quando há a realização de movimentos incorretos ou quando a intensidade da prática é excessiva. 

O que causa este problema? 

Não há como apontar uma causa específica para a instabilidade patelar, mas sabe-se que algumas condições que estão associadas a este problema. São elas:

  • Pelve larga
  • Joelho valgo
  • Patela alta
  • Tróclea rasa
  • Fraqueza dos músculos da coxa e quadril
  • Frouxidão ligamentar
  • Sobrepeso

Como apontamos no nosso post sobre a saúde dos joelhos das mulheres, indivíduos do sexo feminino, em geral, têm ligamentos mais frouxos, joelho valgo, pelve larga e menos massa muscular, o que os tornam mais propensos a terem problemas no joelho. Você pode notar que muitos destes itens estão na lista acima, e de fato, a instabilidade patelar é mais comum em mulheres. No entanto, isto não significa que é um problema exclusivo deste grupo: qualquer pessoa pode ser acometida por esta condição. 

Sintomas da instabilidade patelar

Os principais sintomas que podem ser apresentados por pacientes que lidam com a instabilidade patelar, são:

  • Dor aguda na porção anterior do joelho
  • Dificuldade de movimentação da articulação
  • Estalos no joelho durante a realização de movimentos
  • Sensação de que há areia dentro da articulação

Estes sintomas e a própria instabilidade do joelho são muito incômodos e podem interferir na rotina do paciente e comprometer muito a sua qualidade de vida. Por isso, é essencial buscar o tratamento adequado para o problema. 

Tratamentos para a instabilidade patelar

Existem opções cirúrgicas e não cirúrgicas para o tratamento da instabilidade patelar. 

As opções não cirúrgicas, normalmente, envolvem imobilização da articulação após o reposicionamento da patela, o uso de analgésicos e a posteiror realização de fisioterapia para o fortalecimento da musculatura da região. Já as opções cirúrgicas envolvem a reconstrução dos ligamentos rompidos, para devolver a estabilidade à articulação. 

A escolha do tratamento adequado é feita pelo ortopedista especialista em joelho e leva em conta diversos aspectos, entre eles, a frequência dos episódios de luxação e as atividades desempenhadas pelo paciente.

Por isso, se você tem sentindo dores ou notado algum outro sintoma no joelho, procure este especialista, para que ele faça uma avaliação minuciosa, diagnostique o problema e suas causas e proponha o melhor tratamento para o seu caso específico. 

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp