A membrana sinovial é uma camada de tecido conjuntivo que reveste diferentes estruturas em nosso corpo, como tendões, bursas sinoviais e cápsulas articulares.
Esta membrana é responsável pela produção e absorção do líquido sinovial, um material transparente e viscoso que lubrifica as superfícies por ele recobertas, diminuindo o atrito entre elas. Quando ocorre uma inflamação da membrana sinovial, temos o que chamamos de “sinovite”.
Embora possa ocorrer em diversas partes do corpo, como mão, cotovelo e ombro, esta condição acomete com mais frequência a articulação do joelho.
O processo inflamatório da membrana sinovial pode fazer com que ocorra uma maior produção de líquido sinovial, que se acumula na articulação. Este fato inspira o nome popular do problema: “água no joelho”.
Causas da sinovite no joelho
Na maioria das vezes, a sinovite no joelho está relacionada a dois tipos de causas: traumáticas e reumáticas.
As traumáticas dizem respeito a traumas diretos sofridos pela articulação, como entorses, pancadas e quedas durante atividades físicas, por exemplo. Já as reumáticas estão relacionadas a algumas doenças, como gota e artrite reumatóide.
É possível, também, que a sinovite esteja relacionada a processos degenerativos, como artrose, ou infecciosos, como a presença de bactérias e fungos dentro da articulação.
Principais sintomas da sinovite no joelho
Os principais sintomas que podem estar presentes nos casos de sinovite do joelho, são:
- Dor
- Edema
- Vermelhidão
- Aumento da temperatura na região do joelho
- Dificuldades de movimentação da articulação, devido à dor e ao edema
O diagnóstico da condição é realizado pelo ortopedista especialista em joelho, que levará em conta o exame físico, o histórico clínico do paciente, os sintomas e as circunstâncias do seu aparecimento e outros possíveis exames, como radiografia, ultrassonografia e ressonância magnética.
Além disso, é possível que seja feita a punção do líquido sinovial do joelho, para avaliação das possíveis alterações neste material e confirmação do diagnóstico.
Quais são os tratamentos disponíveis?
Na maioria dos casos, a sinovite no joelho é tratada com o auxílio de medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia e repouso. Existem alguns casos, no entanto, que podem necessitar da artroscopia, um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, para tratar os danos no interior desta articulação.
É importante ressaltar que, mais do que tratar, é preciso identificar o que está causando a sinovite. Por isso, caso você note algum sintoma incomum no joelho, não deixe de procurar auxílio médico. O ortopedista especialista nesta articulação irá avaliar seu caso cuidadosamente para realizar o diagnóstico e, então, recomendar o tratamento mais adequado.