(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
O que você precisa saber sobre lesões no menisco

O que você precisa saber sobre lesões no menisco

Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas essenciais para o bom funcionamento da articulação do joelho. Cada joelho tem dois meniscos, o medial e o lateral, e eles desempenham diversas funções, entre elas:

  • Absorção de impacto
  • Auxílio na nutrição da cartilagem
  • Estabilização articular
  • Lubrificação articular

Por serem estruturas tão importantes e tão solicitadas em diversas atividades do dia-a-dia, é muito comum receber no consultório pacientes com lesões meniscais. 

Como ocorrem as lesões no menisco

As lesões no menisco ocorrem por diversos motivos e podem ser caracterizadas como traumáticas ou degenerativas.

As lesões traumáticas são aquelas que ocorrem de maneira repentina, frequentemente relacionadas a traumas comuns na prática de esportes que  envolvem a aplicação de carga sobre o joelho e movimentos repetitivos desta articulação. 

Já as lesões degenerativas são aquelas que se desenvolvem ao longo do tempo, principalmente com o processo de envelhecimento. Elas estão intimamente ligadas a fatores genéticos e estão associadas a processos degenerativos do joelho como um todo. 

Quais são os sintomas destas lesões

O principal sintoma presente nas lesões meniscais é a dor localizada na região do menisco afetado. A dor pode passar por períodos de alívio, sendo agravada pela realização de alguns movimentos, como agachar ou cruzar as pernas. 

Além da dor, o paciente pode apresentar edema na região e bloqueio da articulação. 

Como prevenir estas lesões

Não existe uma forma de prevenir completamente as lesões meniscais, principalmente porque, em alguns casos, há a participação de fatores genéticos. No entanto, algumas medidas podem ajudar a diminuir o risco de ocorrência destas lesões: 

  • Manter o peso dentro da faixa ideal;
  • Manter um bom condicionamento físico;
  • Trabalhar o fortalecimento da musculatura da coxa;
  • Se consultar com um ortopedista para uma avaliação, antes de iniciar uma nova atividade física;
  • Buscar sempre a orientação de um instrutor capacitado quando for realizar um exercício físico, para evitar movimentos inadequados.

Como as lesões no menisco são tratadas?

Existem diversos tratamentos para as lesões meniscais, que vão desde opções conservadoras até opções cirúrgicas. A adequação de cada tratamento varia de acordo com as características da lesão. 

Os tratamentos conservadores, como medicação, fisioterapia, mudança no estilo de vida, alongamentos e reforço muscular, normalmente são indicados para lesões que são consideradas pequenas e estáveis. Em casos nos quais as lesões são maiores e instáveis, ou em casos nos quais os tratamentos conservadores não trazem resultados satisfatórios, é possível que o tratamento cirúrgico seja indicado. 

A escolha do tratamento, no entanto, deve ser feita pelo ortopedista especialista em joelho, após a avaliação minuciosa do caso específico do paciente. Por isso, se você tem sentido dores no joelho ou notado alguma outra característica incomum nesta região, não deixe de procurar um especialista para que ele investigue o problema. 

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp