(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Aquecer e Alongar: a receita para prevenir lesões no joelho

Aquecer e Alongar: a receita para prevenir lesões no joelho

Durante a prática de exercícios, muita gente não dá a devida importância às etapas de alongamento e aquecimento. Contudo, aquecer e alongar é fundamental para quem quer evitar lesões, especialmente no joelho.

Como alongar/aquecer os joelhos

Para entender como cada exercício pode afetar seus joelhos, é importante saber qual parte da articulação está sendo trabalhada naquela atividade específica. Por exemplo: o movimento onde o atleta, em pé, dobra uma das pernas com o objetivo de encostar o pé em um dos glúteos, causa tensão na cartilagem da patela. Essa tensão pode evoluir para um quadro conhecido como condromalácea, em que a cartilagem se inflama e causa dor.

Agachamentos podem ajudar a fortalecer e aquecer os músculos das coxas e panturrilha, também importantes na manutenção da saúde dos joelhos. Contudo, eles exigem muito da articulação. Alivie essa tensão da seguinte forma: sente com as pernas esticadas ao máximo e tente, com a coluna reta, encostar as mãos nos dedos dos pés. Esse alongamento alivia a pressão nos joelhos, dando um “tempo” para que eles se recuperem dos outros exercícios.

E quando meu joelho já está lesionado?

Em casos em que o paciente quer iniciar ou retomar a prática de exercícios após uma lesão nos joelhos, é importante consultar um médico especialista ou preparador de atletas. Por mais que a internet seja uma fonte de informações muito úteis, nada substitui o atendimento especializado e o acompanhamento de um profissional.

Ter problemas nos joelhos não significa que a prática de exercícios deve ser banida para sempre. Até mesmo esportes de baixo impacto auxiliam na recuperação, tanto fisicamente quanto mentalmente. Consulte um ortopedista e converse com ele sobre suas opções!

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp