(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
A importância da reabilitação no tratamento do joelho

A importância da reabilitação no tratamento do joelho

As cirurgias e intervenções médicas nos joelhos estão evoluindo de acordo com o avanço tecnológico, mas uma coisa é certa: o cuidado durante a recuperação afeta bastante o resultado dos procedimentos. 

Assim como os males que acometem essas articulações são variados, as técnicas de reabilitação também são muitas.

Geralmente, a reabilitação é dividida nas seguintes etapas:

– Proteção das estruturas afetadas;

– Manutenção do condicionamento cardiorrespiratório;

– Retorno à amplitude normal de movimentos;

– Estímulo muscular para evitar a atrofia;

– Continuidade das funções proprioceptivas;

– Restabelecimento da força muscular e endurance;

– Aperfeiçoamento da agilidade;

– Retorno às atividades esportivas e do dia-a-dia

Medidas a serem tomadas antes do procedimento

Algumas intervenções nos joelhos exigem que o paciente tenha um fortalecimento muscular anterior à cirurgia, justamente para evitar a atrofia e diminuir o tempo de recuperação. Além disso, pacientes sem condições pré-existentes e com bom condicionamento físico conseguem acompanhar melhor os exercícios fisioterapêuticos posteriores. 

Se este não for o caso, é sempre bom preparar o ambiente já pensando no período de recuperação.

Acessórios como bengalas ou até mesmo cadeiras de rodas podem diminuir o impacto inicial nos joelhos. Caso necessário, faça adaptações nos espaços de circulação comum para tornar mais fácil o acesso do paciente e evitar lesões desnecessárias no pós-operatório.

Exercícios de fisioterapia 

O tratamento mais indicado para reabilitar os joelhos é a fisioterapia. Com o acompanhamento do ortopedista responsável, o fisioterapeuta pode avaliar a intensidade necessária dos exercícios, sempre pensando nas etapas de recuperação da intervenção sofrida pelo paciente.

Geralmente, os exercícios iniciais são mais leves e têm como objetivo relaxar ou estimular de maneira branda a musculatura ao redor da lesão. De acordo com a evolução do paciente, eles vão aumentando em intensidade e exigência muscular, para fazer com que os joelhos voltem à sua função inicial.

Estimulação Elétrica Funcional

Em algumas situações, os profissionais envolvidos podem indicar um tratamento de eletroterapia conhecido como Estimulação Elétrica Funcional. Essa prática faz uso de correntes elétricas para estimular a musculatura em várias etapas da reabilitação, desde a ativação da musculatura até o ganho de força.

De acordo com o tipo, intensidade e grau da lesão, a corrente elétrica pode ser administrada de várias maneiras, como por exemplo, ultrassonografia, laser e radiação ultravioleta.

Converse com seus médicos e faça a sua parte!

A reabilitação dos joelhos não é algo rápido. Os exercícios devem ser adaptados à realidade do paciente e também ao procedimento realizado. Por isso, é muito importante traçar um plano de ação que envolva todos os profissionais responsáveis e, principalmente, contar com o comprometimento de quem passou pela intervenção cirúrgica.

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp