(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Quem precisa de artroplastia de joelho?

Quem precisa de artroplastia de joelho?

Artroplastia é o nome dado à cirurgia feita para substituir total ou parcialmente uma articulação, usando uma prótese para restituir a sua integralidade e funcionalidade.

Sendo assim, quando falamos em artroplastia de joelho, é preciso ter em mente que não estamos falando de um procedimento indicado para resolver enfermidades mais simples que acometem a articulação. 

Na verdade, a artroplastia de joelho é destinada ao tratamento de um grupo específico de patologias degenerativas nas quais a articulação não pode ser recuperada (nem com tratamento conservador ou outro tipo de cirurgia), acarretando um dano severo à qualidade de vida dos pacientes.

A principal indicação para artroplastia de joelho são os casos avançados de artrose, nos quais a dor, a deformidade e a perda da mobilidade limitam gravemente as atividades diárias mais simples, como caminhar, subir e descer escadas, sentar e levantar. 

Que outros fatores são considerados na indicação de uma artroplastia de joelho?

Nas últimas décadas, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou. Assim, mais pessoas estão chegando à velhice e, consequentemente, manifestando doenças típicas do envelhecimento, como a artrose.

Dessa forma, idade do paciente também é um fator importante na indicação da artroplastia de joelho. No geral, as pessoas que passam pela cirurgia têm mais de 50 anos de idade.

Antes desse momento, é recomendado que o tratamento conservador e a artroscopia sejam as terapias de escolha. De forma bastante restrita,  são mantidas a análise do fatores relacionados à dor e à limitação de movimentos para avaliar a necessidade de artroplastia em pacientes mais jovens.

O período de recuperação e reabilitação depois da artroplastia costuma durar até dezesseis semanas, variando de um paciente para outro de acordo com fatores como morbidades associadas e estilo de vida.

Nesse sentido, até mesmo as condições de acompanhamento do paciente no pós-operatório são consideradas na prescrição da artroplastia, pois é preciso garantir que todos os cuidados necessários para a recuperação serão adotados.

De forma geral, a artroplastia de joelho é um procedimento que traz excelentes resultados, cumprindo bem seu o objetivo de restituir a integralidade e a funcionalidade articulares. 

No entanto, para que isso aconteça, é fundamental contar o acompanhamento de um centro especializado em joelho e a intervenção de um ortopedista especialista com experiência nesse tipo de procedimento.

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp