(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
Joelho em crise depois do Carnaval? Saiba o que fazer!

Joelho em crise depois do Carnaval? Saiba o que fazer!

Agora que a folia passou, começam a surgir os problemas ortopédicos para os foliões que curtiram o Carnaval nos bloquinhos. Só aqui em Belo Horizonte, foram milhões de pessoas brincando nas ruas durante o feriado mais animado do ano.

Toda essa alegria costuma ter um preço alto para quem não está com o condicionamento físico em dia e, não por acaso, o joelho é a articulação que mais sofre. A sua biomecânica permite que ele sustente todo o peso do corpo na posição ereta, mesmo sem contração na musculatura dos membros inferiores.

Isso significa que o joelho trabalha no máximo do seu limite fisiológico, de forma que há grandes chances dos excessos no esporte ou nas atividades de vida diária resultarem em lesões. 

É justamente o que acontece no Carnaval. Depois de muitos dias passando várias horas de pé, pulando e dançando, a sobrecarga dos joelhos dá sinais claros, que podem ser ainda piores em pessoas sedentárias ou acima do peso.

O maior erro, nessas horas, é achar que os incômodos vão passar e que não é preciso procurar atendimento médico. Quanto mais o tempo passar, maior será a gravidade da lesão — e mais complicados os seus desdobramentos.

Quais são os sinais de que há algo errado com o joelho e o que fazer?

Dependendo de fatores como sexo, idade, peso corporal e condicionamento físico, os joelhos sofrem com sintomas diferentes, tanto no tipo quanto na intensidade. Os sinais de que há algo errado com a articulação depois do Carnaval podem incluir:

  • dor;
  • crepitação ou estalos;
  • inchaço;
  • vermelhidão;
  • sensação de travamento;
  • falseio ou dificuldade de movimento.

Diante de sintomas como esses, o primeiro passo é poupar a articulação do joelho, fazendo repouso. Outra medida recomendada é o uso de gelo local, aplicado durante vinte minutos, três vezes ao dia. Esse cuidado ajuda a conter os sintomas inflamatórios.

Se os incômodos não cessarem depois de 48 horas em repouso e usando compressas geladas, é preciso procurar um centro de cuidados especializados em joelho. 

No entanto, em situações nas quais a dor e o inchaço do joelhos são fortes, limitando de forma mais agressiva os movimentos, não se deve esperar. A recomendação é buscar imediatamente o serviço especializado de ortopedia.

Uma vez que o diagnóstico seja feito, terá início o tratamento. Ele poderá ser conservador ou cirúrgico, dependendo das características da própria lesão de joelho e do histórico ortopédico e estilo de vida do paciente.

Muitas pessoas não levam à sério os sintomas que surgem no joelho no período do Carnaval e acabam prejudicando ainda mais a sua saúde ortopédica. Agora você já sabe que não deve fazer como elas!

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp