(31) 3339-8455   Av. Raja Gabáglia, 1002, Gutierrez, Belo Horizonte/MG Marque sua consulta online
5 aplicações da inteligência artificial em medicina para conhecer – e se impressionar!

5 aplicações da inteligência artificial em medicina para conhecer – e se impressionar!

De acordo com a sua definição, a inteligência artificial (IA) pode ser entendida como um ramo da ciência da computação que se ocupa do processo de aprendizado dos computadores, visando à realização de tarefas de forma autônoma. 

O objetivo é desenvolver máquinas capazes de simular a ação humana no que diz respeito ao raciocínio, à percepção da realidade e à resolução de problemas. Mas, se você ainda pensa que essa tecnologia é coisa de filmes de ficção científica, está na hora de atualizar a sua forma de pensar.

Nos últimos anos, a criação de plataformas multifuncionais aplicadas às necessidades do cuidado com a saúde se intensificou, fornecendo diversas soluções para o dia a dia da prevenção de doenças, procedimentos cirúrgicos e investigação diagnóstica, entre outras áreas.

Confira, agora, 5 aplicações de inteligência artificial em medicina que já estão revolucionando as práticas nos consultórios, clínicas e hospitais.

1. Cirurgia robótica

No âmbito da cirurgia minimamente invasiva, a robótica já é uma realidade desde a segunda metade dos anos 1980, quando os primeiros procedimentos cirúrgicos com auxílio de um robô foram realizados nos Estados Unidos.

2. Telemedicina 

A telemedicina abrange o uso das telecomunicações e da tecnologia da informação para realização remota de ações relacionadas com a atenção à saúde, tais como:

  • discussão de casos clínicos;
  • monitoramento e assistência em domicílio ou na própria unidade hospitalar;
  • emissão de laudos à distância e 
  • atividades educativas para profissionais.

3. Prevenção de complicações em UTI

Está prestes a chegar ao mercado uma plataforma de IA para identificar possíveis complicações em pacientes que recebem cuidados intensivos de forma antecipada, auxiliando a equipe médica a agir com precisão e evitar a interrupção das funções vitais.

4. Incentivo ao estilo de vida saudável

Já existem diversas ferramentas para praticantes de atividades físicas desenvolvidas a partir da IA. Entre outras facilidades, os dispositivos criam treinos personalizados, com foco no desempenho cardiorrespiratório e disponibilizam conteúdos motivacionais.

5. Exames laboratoriais 

Recentemente, o órgão do governo norte-americano para regulação de remédios e alimentos aprovou um aplicativo de celular que permite a realização de exames de urina em casa. A ferramenta consiste em um kit de coleta combinado ao chat e à visão computacional.

A expectativa é que a inteligência artificial em medicina siga evoluindo a passos cada vez mais rápidos, facilitando o trabalho dos profissionais e promovendo diversos benefícios para os pacientes. Seguiremos acompanhando de perto essa tendência!

Fechar Menu
Converse pelo WhatsApp
Enviar via WhatsApp